PERIODONTOLOGIA

Doenças das gengivas

As suas gengivas podem sofrer de vários tipos de doenças bastante comuns, muitas delas provocadas pela acumulação de bactérias. As formas iniciais destas doenças (gengivites) são fáceis de tratar. Contudo, em formas mais avançadas (periodontites) e recessões gengivais são necessários tratamentos mais especializados para serem controladas.

MARCAR CONSULTA

Sangramento gengival

O sangramento das gengivas é sinal de alarme mais frequente na existência de um problema nas gengivas. O mais indicado é procurar aconselhamento com o seu médico dentista.

MARCAR CONSULTA

Consequências das doenças gengivais

Sem o tratamento adequado, estas doenças podem conduzir à perda dos seus dentes, afetando o seu sorriso e a sua mastigação. É possível que estas doenças afetem a sua saúde a outros niveis, aumentam o risco de vir a sofrer de outras doenças mais graves, como por exemplo a diabetes, as doenças cardíacas, entre outras.

MARCAR CONSULTA

Recessão gengival

A recessão gengival é um problema de parte dos tecidos de suporte periodontais, que se manifesta pela regressão do nível das gengivas e pela exposição das raízes dentarias. Este problema também cria outros, tais como a perturbação da harmonia do sorriso e a maior suscetibilidade a caries radiculares, hipersensibilidade dentária. Atualmente já existem diferentes técnicas cirúrgicas que travam a regressão das gengivas ou recobrem as raízes expostas.

MARCAR CONSULTA

Sorriso gengival – Estética

Algumas pessoas mostram uma área demasiado extensa de gengiva quando sorriem. Existem diversas causas para esta situação, sendo importante um diagnóstico correto, por forma a definir o tratamento mais adequado para cada paciente. Em certos pacientes, pela menor complexidade associada, poderão ser tratados com uma técnica cirúrgica básica para remoção do excesso de gengiva presente, a gengivectomia.

MARCAR CONSULTA

Frenectomia

A mobilidade dos nossos lábios e da nossa língua está circunscrita em parte pela ação dos freios. Estes, em alguns pacientes, exercem interferências na fonação ou na higiene oral, pelo seu mau posicionamento ou pela sua dimensão inadequada para função. Através da frenectomia, técnica cirúrgica simples é possível remover o freio anómalo e contribuir para o restabelecimento da função adequada.

MARCAR CONSULTA
Diagnóstico periodontal

Utilizando uma sonda periodontal e radiografias, é realizada uma avaliação pormenorizada da gengiva e do osso de todos os dentes presentes.

Revisão do clincheck /3D, onde é mostrada uma simulação do novo sorriso
Reavaliação periódica do doente com consultas frequentes para manutenção dos resultados obtidos.
Os casos mais graves de doenças das gengivas poderão precisar de medicação específica ou de tratamento cirúrgico.

CORPO CLÍNICO RESPONSÁVEL

Sonia Alves

Prof. Doutora Sónia Alves

Médica Dentista
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?